10/12/2010

Lagoa Santa Clara começa a ser recuperada

Dando continuidade ao esforço do poder público de Hortolândia de recuperar áreas degradadas da cidade, o mês de dezembro marca o início do projeto de recuperação da Lagoa Santa Clara. A limpeza da lagoa, principal atração do Centro de Referência Ambiental Parque Escola (Creape), vem para eliminar com as impurezas que vêm causando mau cheiro e mortandade de peixes.

Medição do lodo sedimentado através da técnica de batimetria.

O trabalho de recuperação da lagoa está sendo realizado por meio do processo de biorremediação. A empresa contratada para desenvolver o projeto está utilizando o biorremediador Enzilimp.
O Enzilimp é resultante de pesquisas na área da Biotecnologia. É um processo no qual organismos vivos são utilizados tecnologicamente para reduzir ou remover poluentes do ambiente. Os micro-organismos do Enzilimp atuam na decomposição das partículas orgânicas – alimentos, gorduras e óleos – deixando como resíduos apenas água, gás carbônico e energia.

Medição de oxigênio dissolvido.


Estes processos biotecnológicos de remediação têm sido intensamente pesquisados e recomendados pela comunidade científica atual como uma alternativa viável para o tratamento de ambientes contaminados, tais como águas superficiais, subterrâneas, e solos, além de resíduos e efluentes industriais em aterro ou áreas de contenção. Embora outras tecnologias que usam processos físicos e/ou químicos sejam também indicadas para descontaminar ambientes poluídos, o processo biológico de biorremediação é uma alternativa ecologicamente mais adequada e eficaz para o tratamento de ambientes contaminados com moléculas orgânicas de difícil degradação e metais tóxicos.

Coleta de lodo sedimentado com draga.

A previsão para conclusão da despoluição da lagoa Santa Clara é de seis meses. Durante esse período, será feito um monitoramento semanal pela empresa contratada, por meio de análises físico-químicas, para acompanhamento das condições ambientais do local.
Essa é a primeira fase do projeto de despoluição de águas em Hortolândia. Baseada no sucesso dessa etapa, o município pretende recuperar outras áreas degradas, proporcionando melhorias nas condições de saúde das comunidades.

Aplicação do produto Enzilimp no entorno da Lagoa Santa Clara.

Voltar a Página Anterior Imprimir

Nossos Clientes

2ª VIA DE BOLETO

Dicas Úteis

Deixe sua casa com cheirinho bom, colocando um desodorante em tablete, próprio para perfumar ambientes, diante do ventilador ou aparelho de ar condicionado ligado.

Parceiros

SENAI RS Instituto Federal Rio Grande do Sul CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Casa Ronald MacDonalds - Rio de Janeiro

Segurança ao Meio Ambiente

IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBD Certificações ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária